quinta-feira, 7 de abril de 2016

O futuro de nosso Sol

A Estrela que chamamos de bonita, gigante e alaranjada, não é ou será a mesma coisa ex: a verdadeira cor do Sol, é branca, ele não é gigante, comparado a estrela UY Scuti (a maior estrela do momento), ele é um pequeno asteróide.
Agora irei falar o futuro da "bonita estrela" que vocês chamam.
Nosso Sol, quando chegar a cerca de 10 bilhões de anos, vai se tornar uma gigante vermelha, mas pera, como o Sol vai ficar maior do que já é?
A Pressão do raio solar (manto até o núcleo) vai chegar a ficar tão alta, que a fundição de hidrogênio em hèlio vai diminuir e a estrela vai aumentar ocupando as órbitas de Mercúrio, Vênus e possivelmente a Terra.
Oque acontecerá quando REALMENTE a fusão de hidrogênio em hélio acabar?
Simplismente, o hidrogênio vai se misturar com o espaço sideral e o hélio se junta com carbono e faz a fusão nuclear de hélio em carbono. Com isso a massa da estrela vai diminuir após a fase de gigante vermelha. Quando o carbono que é um elemento mais pesado "milagrosamente" domina, ela vai ficar menor e mais instável, a sua gravidade vai aumentar drásticamente por causa do carbono, que é um elemento mais pesado, e os planetas que sobreviveram da fase de gigante vermelha, ex: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e os planetas anões serão atraídos pela estrela, e a forte gravidade dela, vai fazer os planetas gasosos evaporarem e os rochosos irão se despedaçar.
De que é chamado esse fenômeno?
Anã Branca.
Esse será o futuro do nosso Sol.



(Imagem de anã branca despedaçando um planeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário