quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tenho um novo blog!

vai ser bem rápido, erros eu posso cometer na escrita, mas criei outro blog, esse aqui:
astronomiageralblog.wordpress.com
Talvez eu copie alguma postagem daqui, flw

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Galáxias

Hoje, irei tentar outro tipo de postagem (de lado, como vocês estão vendo), mas irei falar de galáxias, como as vizinhas, as maiores e coisas que irão acontecer.
Nossa Galáxia, é a Via Láctea (esse nome porque na mitologia hércules foi mamar e despejou leite por todo lado, parece engraçado, mas é!), nossa galáxia vizinha é a Andrômeda (como vocês ja devem conhecer), e ela, mesmo sendo a galaxia mais perto da nossa, ela está a 0,06 milhões de anos-luz e é maior que a nossa galáxia!, ela vai se colidir com a nossa em bilhões e bilhões de anos e quando as 2 se juntarem, ela vai ser chamada de lactômeda e nosso sol e muitas outras estrelas serão "jogadas" para fora dessas 2 galáxias, que se tornaram em 1.
Mas agora que falei dessas 2 galáxias, há muito mais que 2, há um grupo local com 54 galáxias!
O


Ok, mostrei o grupo local, é gigante, mas olhem isso...
A Galáxia IC 1101 é o resultado de várias colisões de outras galáxias, a Via Láctea perto da IC 1101 é minúscula!
Agora que eu falei sobre tamanhos de galáxias, vou falar sobre mais ou menos as "idades" delas, vai ai vê:
Qual a idade dela?
Muito velha, as cores das galáxias influenciam na sua idade, ex:
Se uma galáxia tem a cor azul (igual a da Via Láctea), significa que ela tem estrelas nascendo, nebulosas etc.
Se uma galáxia, tem a cor amarelada (igual da IC 1101) significa que ela tem estrelas morrendo, poucas nebulosas e é velha.
As Galáxias tem certas formas, ex: elíptica, espiral, com anéis, espiral barrada e galáxias irregulares)

(Elíptica)

(Irregular)


(Espiral)


(Galáxia com anéis)

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Buraco de minhoca

Nessa postagem irei falar de buracos de minhoca, mais explicado do que na postagem que eu havia feito (mas eu exclui ela).
A teoria do buraco de minhoca surgiu quando Albert Einstein (1879-1955) criou a teoria de ondas gravitacionais e propôs que o espaço era meio que um "tecido", e depois falaram que o buraco de minhoca poderia existir se esse tipo de "tecido cósmico"  realmente existisse.
O Buraco de minhoca se consiste como um atalho pelo tecido do espaço tempo, onde o tempo se dobra e surge um atalho.
Ainda não entendeu?
Pegue um lápis e um papel, dobre o papel e perfure o lápis por ele, depois retire. Depois de você retirar o lápis, você viu que ficou um furo, e se o papel for o tecido, o lápis, a dobra do tempo, e também a "chave para o atalho", isso seria o buraco de minhoca.

Nessa imagem você vê o atalho pelo tecido do espaço tempo que eu te descrevi.
Espero que tenha sido explicativo e rápido, que vocês entenderam e tchau

O futuro de nosso Sol

A Estrela que chamamos de bonita, gigante e alaranjada, não é ou será a mesma coisa ex: a verdadeira cor do Sol, é branca, ele não é gigante, comparado a estrela UY Scuti (a maior estrela do momento), ele é um pequeno asteróide.
Agora irei falar o futuro da "bonita estrela" que vocês chamam.
Nosso Sol, quando chegar a cerca de 10 bilhões de anos, vai se tornar uma gigante vermelha, mas pera, como o Sol vai ficar maior do que já é?
A Pressão do raio solar (manto até o núcleo) vai chegar a ficar tão alta, que a fundição de hidrogênio em hèlio vai diminuir e a estrela vai aumentar ocupando as órbitas de Mercúrio, Vênus e possivelmente a Terra.
Oque acontecerá quando REALMENTE a fusão de hidrogênio em hélio acabar?
Simplismente, o hidrogênio vai se misturar com o espaço sideral e o hélio se junta com carbono e faz a fusão nuclear de hélio em carbono. Com isso a massa da estrela vai diminuir após a fase de gigante vermelha. Quando o carbono que é um elemento mais pesado "milagrosamente" domina, ela vai ficar menor e mais instável, a sua gravidade vai aumentar drásticamente por causa do carbono, que é um elemento mais pesado, e os planetas que sobreviveram da fase de gigante vermelha, ex: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e os planetas anões serão atraídos pela estrela, e a forte gravidade dela, vai fazer os planetas gasosos evaporarem e os rochosos irão se despedaçar.
De que é chamado esse fenômeno?
Anã Branca.
Esse será o futuro do nosso Sol.



(Imagem de anã branca despedaçando um planeta)